Domingos Gonçalves Parente, o vianense

Filho de Domingos Gonçalves Parola e da sua mulher Maria Parente, naturais de Samonde, freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo, ele veio para o Brasil no início do século XIX e se casou com Ana Maria do Coração de Jesus filha de Alexandre Correia Arnaud e Rosa Maria de Santana, neta paterna de João Correia Arnaud, fundador de Missão Velha-CE. Desse personagem descende a família Parente de Barbalha, Terra Nova e Salgueiro, segundo os trabalhos do Pe. Antônio Gomes de Araújo.

Castelo de Portozelo




Santa Marta de Portuzelo é uma freguesia portuguesa do município de Viana do Castelo, com 6,72 km² de área e 3 805 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é 566,2 hab/km².

Até 22 de Agosto de 2003, era apenas conhecida oficialmente como Portuzelo, altura em que, face a uma petição de um deputado conterrâneo retomou o nome de outrora: Santa Marta de Portuzelo. Como valores patrimoniais e aspectos turísticos a Igreja paroquial, o Pelourinho,o Cruzeiro de Santa Marta, o Castelo de Portuzelo e a praia fluvial.

As tradições festivas são : Senhor dos Passos, Romaria de Santa Marta (2.º Domingo de Agosto), Festa de Santa Tecla ( Lugar de Samonde, primeiro domingo de Junho), Festa de Santo António (Lugar da Romé, 14 de Junho), Festa de S. José ( Março), Festa de Nossa Senhora da Silva (Lugar de Portuzelo. no segundo fim de semana de Julho).

Os principais sectores laborais de Sta. Marta de Portuzelo são a Agricultura, a Indústria Textil e o Comércio.

O património cultural e edificado, desde o Cruzeiro setecentista, passando pelas diversas Capelas, Igreja Paroquial, Castelo de Portuzelo, até aos valores paisagísticos das margens do rio Lima, Praia da Preguiça, Monte do Alto da Cruz, permitem potenciar uma zona que é bonita por natureza e que se advinha mais notável em virtude da centralidade e do desenvolvimento que nos últimos anos a tornaram com mais qualidade, nos serviços, nas estruturas que servem a população (Escolas, Centro de Formação Profissional, Centro de Saúde, Infantário, Centro de Dia), na construção habitacional, que se quer cada vez mais “coroa da habitação”, na cultura, no lazer e no desporto que nos últimos tempos, tiveram um incremento muito significativo.


Fonte: Wikipedia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Branca Dias, vítima da inquisição

Família Sampaio

Francisco Magalhães Barreto e Sá