Alexandre Correia Arnaud, o coronel de cavalos

Um dos pioneiros na região do Cariri cearense foi João Correia Arnaud, um dos fundadores de Missão Velha CE, que se estabeleceu na região com sua esposa e filhos. Um deles, Alexandre Correia Arnaud, se estabelece no Ceará em 1769 e em 1782 toma posse como Coronel do Regimento Auxiliar de Cavalaria de São José dos Cariris Novos (Atual Missão Velha-CE). Uma de suas filhas, a chamada "Donana da Lama", sítio de Barbalha onde se estabeleceu, casou com um português, Domingos Gonçalves Parente que foram os antepassados de diversas famílias de Barbalha-CE, Terra Nova-PE e Salgueiro-PE.

Missão Velha é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 07º14'59" sul e a uma longitude 39º08'35" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimou população para 2018 em 35.672

habitantes. Possui uma área de 645,703 km². Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri.

Missão Velha possui patrimônios naturais como a cachoeira de Missão Velha e pontos onde há uma grande concentração de fósseis. Por esses e outros motivos, Missão Velha faz parte do único Geopark da América Latina,[6] criado pelo governo do estado do Ceará.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

denominação Missão Velha faz alusão ao trabalho catequético dos frades capuchinhos do Recife, que após fundarem uma missão no Sítio Cachoeira, se transferiram para o Sítio Santo Antônio, passando a se referirem a primeira missão do Sítio Cachoeira por missão velha e a missão do Sítio Santo Antônio por missão nova, que viria a se tornar distrito de Missão Velha.

História[editar | editar código-fonte]

Palha e bagaço de cana de um dos engenhos do município

Segundo uma das versões, o Cariri cearense foi colonizado por emissários da Casa da Torre, um deles, João Correia Arnaud, chegou à região no início do Século XVIII, vindo da região de Inhambupé na Bahia e considerado descendente de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, um dos primeiros brancos a se fixarem no Brasil. Um jovem escravo fugido foi criado pelos índios cariris, um grupo refugiado do Planalto da Borborema pela penetração dos brancos, ao qual se agregaram quilombolas e outras tribos. Com a guerra entre estes cariris, que deram nome a região, e os guerreiros Cariús, aquele escravo, que sabia falar português, foi nomeado emissário.

Em apoio aos cariris, João Correia Arnaud e outros vaqueiros foram enviados com homens, armas de fogo e títulos conseguidos pelos D’Ávila, iniciando a colonização do lugar, fundaram igrejas e estabeleceram as primeiras fazendas, sendo este ou seu homônimo o fundador desta cidade de Missão Velha.

Fonte: Wikipedia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Branca Dias, vítima da inquisição

Família Sampaio

Francisco Magalhães Barreto e Sá